terça-feira, 30 de agosto de 2011

Contrariando as expectativas, Burnley não começa bem a temporada

Autor: Gilmar Siqueira ás 15:55 Sem comentários

Por: Gilmar Siqueira (@GilmarSiqueira)
Direto da Redação
Jaboti/PR

Eddie Howe aplaude o time após a vitória contra o Derby.

Acho que todos esperavam que o Burnley começasse muito bem a temporada, ao lado de West Ham, Leicester e Southampton, mas não foi bem isso que aconteceu. Em 4 rodadas, os Clarets só venceram uma vez na Championship. Em compensação, na Carling Cup a equipe passou por Burton e Barnet e enfrentará o MK Dons na terceira rodada.

Até agora, foram dois empates, uma derrota e uma vitória, sendo 6 gols sofridos e 5 marcados. Destes 5 gols, 4 foram de Charlie Austin. Estes números dizem muita coisa sobre os Clarets nesta temporada. Salta à vista que o ponto forte deste time é o ataque e "o cara" é Austin, que perdeu boa parte da última temporada devido à uma lesão.

Não dá para se dizer que Eddie Howe está com dificuldades para armar o time, porque isso não é verdade. O inglês de 33 anos tem em mente o esquema que utiliza desde a sua chegada: o 4-4-2. O problema é que sucessivas falhas acontecem em alguns setores.

Na lateral-direita, por exemplo, o jovem Kieran Trippier apoia com uma qualidade impressionante, tanto que já chegou a dar assistências para Austin, mas acaba pecando muito na marcação. Analisando os gols sofridos pelo Burnley, fica evidente que a maioria deles resultaram de contra-ataques pelo lado do garoto emprestado pelo Manchester City.

Os Clarets são uma equipe que quase sempre mantém a posse de bola, seu estilo de jogo é assim e Howe faz questão de preservar isso, o problema é a marcação. A melhor forma de se jogar contra este time é dando-lhes a posse de bola e contra-atacando.

Há de se destacar que o 4-4-2 utilizado por Howe não é ortodoxo e pode ser melhor descrito como 4-1-3-2, tendo Dean Marney como principal homem de marcação, já que Chris McCann frequenta demais os 3/4 do campo. Pelos flancos atuam Keith Treacy e Ross Wallace, que também deixam a desejar no aspecto defensivo.

Isso deixa o Burnley muito forte quando ataca, mas frágil quando precisa recompor sua defesa rapidamente. A situação só piora quando a fase dos zagueiros -Ben Mee e David Edgar- não é muito boa. Assim, o ponto fraco deste time é mais do que evidente.

Por outro lado, como já mencionei, o Burnley tem um dos artilheiros desta Championship, Charlie Austin, que marcou praticamente todos os gols do clube na divisão. A versatilidade dele e de Jay Rodríguez torna a dupla de ataque dos Clarets uma das mais interessantes de se ver e mais difíceis de se marcar.

A vitória contra o Derby County, que foi primeira na Championship, pode ter sido "divisor de águas" para o Burnley, já que o jogo foi em Pride Park e o Derby vinha com 100% de aproveitamento. Nem preciso dizer que a estrela de Charlie Austin brilhou de novo, pois ele marcou dois gols.

Ainda é cedo para dizer que estes erros prejudicarão os Clarets em toda a temporada, até porque conhecemos a qualidade de Eddie Howe e temos certeza de que ele está trabalhando para corrigir seu time, a prova disso foi o próprio jogo contra o Derby.

0 comentários:

Postar um comentário